Resultado em sala

Lifelong Learning – Aprendizado ao longo da vida

Seremos novatos com muito mais frequência do que éramos no passado.

O que isso significa?

Em um mundo volátil, as mudanças serão mais constantes e consequentemente teremos que buscar novos conhecimentos com mais velocidade que no passado. Passo a ser um novato em determinados assuntos com muito mais frequência. Mas calma, não se desespere, muitos passam a ter esta mesma sensação independentemente da idade ou experiência que tenham.

A solução é simples: nunca mais parar de aprender. Isso pode ser um peso para alguns e alegria para outros. Adoro aprender coisas novas e perceber o avanço de pequenos aprendizados me dá uma grande satisfação.

Assisti uma palestra de um médico cirurgião que já fez milhares de cirurgias em sua vida. Ele contou a evolução da cirurgia ao longo de décadas de carreira e o quanto ele teve que estudar para sempre se manter atualizado. Ele relatou que no início de sua carreira, eram considerados grandes cirurgiões aqueles que faziam grandes incisões, grandes cortes, grandes cirurgiões. Mudou e passaram a fazer pequenos cortes e depois realizar cirurgias com vídeos. Hoje em alguns casos nem é preciso fazer a incisão. Mas ele já está se preparando para treinar robôs que farão cirurgias a distância. Imagine o quanto ele teve que se preparar, aprender e se adaptar. Ele não fez apenas UM curso de medicina ele teve que reaprender a profissão diversas vezes ao longo da carreira.

Se pensarmos a educação como um negócio será uma bela alternativa para manter o negócio funcionando por muito tempo. Então precisaremos também de muita gente que desenvolva processos de aprendizagem. Basta se adaptar aos novos tempos pois como as pessoas terão que aprender sempre, elas não poderão mais perder tempo e terão que ir direto ao ponto.

Quando foi a última vez que se atualizou? Quando foi que aprendeu algo novo? Você sabe quais são os novos caminhos da sua profissão?

Assim como o médico cirurgião o professor terá que reaprender sua profissão com mais frequência. Isso acontecerá com todas as profissões, mas o professor deve ser o primeiro a adotar esta postura de eterno aprendiz, afinal se aprende também pelo exemplo.

Categorias:Resultado em sala

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s