Empreenda

Professor, o que fará quando perder seu emprego?

A tecnologia, a educação a distância, o ensino híbrido e agora cada vez mais a educação personalizada, fruto da inteligência artificial, estão assustando muitos professores. As máquinas substituirão os trabalhos rotineiros e repetitivos dos professores e a forma de ensinar e aprender será muito diferente da forma que conhecemos nos dias de hoje.

Quando a escravidão foi abolida se falava que o mundo quebraria pois: “quem faria o trabalho dos escravos?”. Pois bem, o mundo não quebrou e uma onda de empregos começou a surgir, no começo de uma forma quase escrava, mas logo os trabalhadores começaram a conquistar seus direitos. A revolução industrial e as máquinas também começaram a substituir alguns empregos. Na agricultura a substituição do homem por máquinas foi avassaladora e empurrou milhões de trabalhadores para a cidade. Novamente todos encontraram uma posição e uma solução para geração de renda.

Vejo que a internet mexeu com o comportamento das pessoas, mas a revolução realmente acontecerá quando a Inteligência artificial fizer parte do nosso dia-a-dia. Novamente a tecnologia vem para mexer com o nosso estado de hibernação e fazer nos mexermos para sairmos da zona de conforto.

A Inteligência artificial pode ser o ápice desta onda tecnológica. Se a promessa desta revolução for cumprida o homem deixará de tentar se transformar em máquina e passa a ser cada vez mais humano. Isso será o fim do emprego como nós o conhecemos hoje, e portanto, posso afirmar sim que você Professor perderá seu emprego.

Bom, tudo isso pode levar alguns anos e até lá temos que mudar nosso modelo mental e começar a agir de outra forma. Quanto mais tempo levar para começar esta mudança mais difícil será. Comece agora!!!

Eu não tenho todas as respostas para este problema, mas acredito que um bom caminho é começar a pensar como será seu primeiro dia como desempregado. Sairá em busca de um novo emprego, ou terá outras opções?

Professor, já pensou em empreender?

Não tenho a intenção de afirmar que o empreendedorismo é a solução deste problema, mas é uma boa alternativa para começar a pensar de uma forma diferente. Pensar de forma empreendedora é libertador. Comece a pensar diferente, transforme seu conteúdo em um produto e pense como este produto pode se transformar em uma oferta para um potencial mercado.

Sair da zona de conforto é difícil, mas não chega nem aos pés da dificuldade de não ter opções em uma situação extrema.

Categorias:Empreenda

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s