Negócios Digitais

Playlist de Cursos

Quando falo em playlist logo deve vir a sua mente uma lista de músicas. Este conceito de playlist está muito associado a música muito em função de aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Music entre outros. Deixa eu te apresentar como este conceito de playlist na música se desenvolveu para que possa associar isso a educação dos dias de hoje.

Quando eu era adolescente, para ouvir música em casa, tinha que tocar um Long Play, um disco preto de plástico também conhecido como LP. Não tinha como selecionar as melhores músicas do disco, praticamente tinha que ouvir o disco todo (lado A e B). Ainda adolescente chegou lá em casa uma tecnologia incrível, um aparelho que gravava as músicas em uma fita cassete. Isso permitia selecionar as melhores músicas do disco, gravar na fita cassete na ordem que desejasse e depois ouvir minha lista das melhores músicas em um toca fitas. Eu tinha uma playlist de músicas, mas não chamávamos assim.

Com o tempo chegou o CD e a qualidade do som ficou muito melhor, mas ainda era obrigado a comprar um CD com 15 ou 16 músicas para selecionar duas ou três músicas de cada um e gravar minha playlist na fita cassete. Eu era obrigado a comprar músicas que não queria ouvir para ter aquelas músicas que desejava.

Bom, a tecnologia evoluiu, surgiram aplicativos que permitiam comprar somente a música que desejava e hoje assino aplicativos que permitem ouvir qualquer música já produzida e gravada no planeta pagando menos que pagava por um CD. Estes aplicativos também oferecem acesso gratuito, mas se desejar montar sua playlist terá que pagar.

Ok, mas o que isso tem a ver com a educação?

Ainda oferecemos educação no formato de LP ou CD, ou seja, preciso comprar um curso inteiro mesmo que já conheça alguns assuntos para ter acesso a assuntos do curso que não conheça. Não seria muito melhor se pudesse comprar apenas os tópicos do curso que te interessam?

O surgimento do conceito de Nanocursos, cursos rápidos e que vão direto ao ponto, permitirão a construção de Playlist de cursos, o que eu chamo de percursos de aprendizagem e outros chamam de trilhas ou combos de cursos. Isso permitirá uma customização da educação.

Acredito que no futuro serão compostas músicas exclusivamente para você e, portanto, também teremos aprendizagem personalizada, Nanocursos feitos sob medida somente para você.

Categorias:Negócios Digitais

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s