Não sei como traduzir exatamente estes termos mas acredito que o mundo precisa mais de pessoas determinadas e com força de vontade do que pessoas com proficiência, destreza, perícia ou simplesmente uma nova habilidade.
Como educador meu papel é desenvolver novas competências, ou seja, desenvolver pessoas que consigam resolver problemas complexos através de novos conhecimentos, novas habilidades e com atitude.
Para conseguir novos conhecimentos existem inúmeras formas nos dias de hoje. A internet facilitou muito este processo. Desenvolver novas habilidades dependerá da condição de execução e colocar a mão na massa. Já a atitude acredito ser o ponto chave desta questão.
A atitude é uma pré-disposição a fazer algo, ela vem antes da ação. Se você não está determinado a fazer algo não adiantará nada seu conhecimento ou as habilidades que desenvolver. Sem a vontade nada funciona. Não quero entrar aqui em conceitos pois ela é entendida de forma diferente por sociólogos, pedagogos, filósofos e psicólogos.
Como anda sua força de vontade, seu entusiasmo? Quais são seus verdadeiros propósitos?
Comece a pensar nisso pois sem determinação e um verdadeiro propósito neste mundo de mudanças constantes e rápidas seu caminho será cada vez mais difícil.
Categorias:Resultado em sala